segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Uma história de resistência

O poder econômico avança, inexorável e soberbo, destruindo impiedosamente a história e a tradição, sob a bandeira do progresso à qualquer custo. Mas, eventualmente somos surpreendidos por acontecimentos que nos fazem acreditar que nem tudo está perdido.
O Bar del Gallego é um típico bodegão de Buenos Aires,do tipo onde os vizinhos se encontram para debater política e futebol, paixões dos portenhos. Ocupa um casarão antigo, numa esquina valorizada de Palermo Holywood, assim chamado pelo grande número de produtoras e emissoras de televisão localizadas naquele bairro de Buenos Aires. O pequeno estabelecimento é vizinho da poderosa empresa que administra os aeroportos argentinos, do milionário Eduardo Eukernian, velho frequentador dos círculos de poder e beneficiário dos processos de privatização iniciados no governo de Menem. É nas paredes simples do bar que recortes dos principais jornais argentinos contam a façanha do dia em que seu proprietário, o Galego , disse um rotundo não à proposta de Eukernian, que oferecia um milhão de dólares pelo local. É impossível ler e não se emocionar.
Na primeira vez que fomos ali conhecemos o Gustavo. O garçom é um show a parte. Maluco-beleza, o cara é super agitado e divertido. Quando soube que éramos brasileiros, fato raro pois o local é pouco frequentado por turistas, não parou mais de brincar conosco. "Brasileños, brasileños", bradava, como a alertar todos sobre a presença de uma" invasão estrangeira". Um senhor que tomava um café por lá, atraído pelo "anúncio" , sentou conoscou e entabulou uma pequena conversa sobre militares, Lula , os Kirchner e por aí vai.
Neste ano, retornamos e levamos um susto ao chegar na famosa esquina . O bar estava diferente, ambiente mais claro, uma plaquetinha de internet sem fio indicava uma certa modernização. Já estávamos desistindo de entrar, imaginando que o pior tinha acontecido, que finalmente haviam cedido às propostas e vendido o local, quando surge na porta quem? Ele, o bom mozo Gustavo, que tratou de nos informar que o ambiente havia mudado, mas que as coisas continuavam como sempre. E apontou para uma mesa, onde um homem de cabelos brancos lia tranquilamente seu jornal. O mesmo senhor que um dia desafiou um poderoso império e decidiu que sua história pessoal e as conquistas de uma vida de trabalho duro eram mais importantes que um punhado de moedas de procedência duvidosa.

Gustavo, em 2010.


Em 2011, após a reforma do bar.


O Bar Del Gallego fica na esquina da Honduras com a Bonpland, em Buenos Aires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário